quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Marketing experiencial **

O Marketing Experiencial, é uma táctica com cada vez mais aceitação por todos os tipos de empresas e marcas hoje em dia.Dado que é cada vez mais fácil para o público desligar-se e ignorar a publicidade,o marketing experiencial procura proporcionar uma experiência, mais do que o propriamente uma mensagem.Esta forma de marketing deixa o público interagir com o produto e associar as suas respostas emocionais imediatas com essa marca.Muitas empresas da área das bebidas não-alcoólicas, por exemplo,aproveitam a celebração de diversos festivais de música para oferecerem gratuitamente os seus produtos aos consumidores

** texto elaborado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing Astroturfing **

O Astroturfing, é uma expressão inglesa que se aplica a campanhas de relaçoes públicas formais, tanto no campo da política como da publicidade, que procuram criar uma impressão de serem movimentos de base espontâneos(o nome d AstroTurf é uma marca comercial de relva artificial, e está unanimente considerada a forma mais despresível de marketing de guerrilha.Geralmente implica a criação dirigida de uma forma encoberta por profissionais contratados pela empresa, de uma corrente de opinião sobre um produto ou empresa, iniciada com testemunhos de consumidores inventados.Aparecem então por exemplo entradas em fóruns na Internet ou falsos blogs que proclamam as avantagens de uma determinada empresa ou produto, redigidas por profissionais pagos pela empresa ou agência de publicidade.No entanto , na era da informaçãoesta prática é bastante arriscada, já que o público-alvo pode rapidamente ter conhecimento do esquema e a campanha acabar por denegrir irreparavelmente a imagem da empresa precisamente perante os consumidores que queria captar,

** texto elaborado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing em pacotes de lenços **

A Publicidade nos pacotes de lenços, foi criada no Japão, mas actualmente está a espalhar-se pelo mundo inteiro.A ideia surgiu quando as empresas começaram a perceber que já quase ninguém aceitava flyers na rua,e que os poucos que eram aceites eram imediatamente deitados fora. As agências de publicidade japonessas começaram então a entregar pacotes de de lenços de papel com publicidade.Este simples mas engenhoso método de publicidade funciona porque nunca ninguém recusa um produto gratuito.Como o objecto dado é útil, o consumidor guarda-o até o gastar. A táctica teve tanto êxito que hoje em dia é difícil encontrar lenços de papel nas lojas japonesas,já que ninguém está disposto a comprar um bem que está disponível de forma gratuita em qualquer porta do metro.

** texto elaborado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing Mural **

O Marketing Mural, pode parecer antiquado, mas ainda é muito popular com bandas de música e produtos que desejam aproximar-se dessa imagem.Alguma vez ia pela rua e viu uma parede cheia de inúmeras cópias de um cartaz de um concerto, de um filme ou de uma bebdida?São uma boa técnica de marketing,cuja efectividade reside em parte no modo como fazem que o público pense que está a testemunhar um momento importante.Quém não gostaria de ter um poster dos tempos áureos dos Beatles, quando havia dezenas deles em cada rua inglesa?Por isso o melhor é pegar nesse poster da Smirnoff antes de se acabarem.

** texto retirado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing de Bases

O Marketing de bases, está a ganhar cada vez mais popularidade.Um campanha de bases pode tomar diversas formas, mas o elemento principal é conquistar os clientes um a um, em vez de procurar chegar directamente às massas,Algumas desta campanhas possuem elementos de marketing de presença(como as mensagens em fóruns na internet relevantes para o negócio)ou o marketing viral( como o anterior anúncio da Sony.Uma boa campanha de marketing de bases, deve procurar construir relações e enfatizar a ligação pessoal, e não transmitir a mensagem pelos altifalantes e ficar à espera que os clientes oiçam,

** texto retirado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing Presença

O Marketing de Presença, funciona de um modo semelhante ao Marketing de Ambiente.A táctica aqui envolve tornar a marca reconhecível,familiar e sempre presente.Conhece o provérbio "longe da vista,longe do coração"?Pois é especialmente aplicável aos produtos que não mantêm uma presença constante nos mercados.Essa presença pode ser conseguida com a colocação de produtos em filmes e séries televisivas,com stands em festivais e feiras, ou com quaisquer acções que tornem o nome do produtos visivél.As empresas com reduzidos orçamentos o marketing de presença oferece um excelente valor pelos investimentos realizados.Tudo o que têm de fazer é ser visível.

** texto retirado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing de ambiente **

O Marketing de ambiente permite a uma empresa criar reconhecimento de marca sem ter necessariamene de empurrar os seus produtos para cima dos consumidores.Um dos melhores exemplos é o das carrinhas Dancing Grass de Londres.Propriedade de uma pequena empresa de batidos,a Innocent, as carrinhas estão cobertas de erva verdadeira e podem ser vistas por toda a cidade a fazerem entregas e despertar a atenção dos transeuntes.Como servem realmente para qualqer coisa(vender e entregar batidos)as carrinhas não parecem exactamente anúncios.Mas uem será capaz de se esquecer do nome de uma empresa com carrinhas cobertas de erva? Ninguém!Outro exemplo vem da cadeia de supermercados norte-americana 7-11,que aquando do lançamento do filme dos Simpsons transformou algumas das suas lojaspara se parecerem aos Kwik-E-Marts da série, incluindo uma série de estranhos produtos vindos directamentede Springfield.E foi um êxito.


** texto adaptado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Marketing Viral **

O Marketing Viral é uma das formas de marketing de guerrilha mais visiveis hoje em dia.Um campanha viral não pode ser planificada ou prevista , mas é desejada por qualquer departamento de marketin que se preze.Um boa campanha usa redes de comunicação existentes(uma pessoa diz a dois amigos, e assim por diante como as gripes de inverno), não precisa de grandes recursos e tem o potencial de ser imparável.E se se está a dar qualquer coisa, aida melhor.Lembram-se dos convites para o Gmail? Eram um bocado dificíl de conseguir ao princípio, por isso toda a ggente queria um.


** texto retirado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

domingo, 26 de outubro de 2008

Marketing de Guerrilha*

Actualmente, a expressão "MARKETING DE GUERRILHA" ouve-se por todos os lados, sendo usada para descrever qualquer tipo de campanha de marketing...Mas o que se encontra na raíz do marketing de guerrilha? Qual é a diferença entre uma campanha de marketing de guerrilha e as formas mais tradicionais de publicidade? Para responder a esta pergunta é necessario rever um pouco da história.Guerra e marketing são dois termos que têm sido frequentemente associados desde o aparecimento das primeiras teorias sobre o marketing. De facto,A Arte da Guerra, de Sun Tzu, um dos livros mais antigos da Humanidade(escrito nos finais do século VI a.C.),é repetidamente utilizado como guia em programas de gestão dedicados à resolução de conflitos,à estratégia e à cultura corporativa.
As estratégias do marketing de guerrilha desenvolveram-se a partir da tendência dos finais dos anos 70 e do princípio dos anos 80 de ver a gestão empresarial da perspectiva das estratégias de guerra de marketing,Ries,Trout,Kotler,James e muitos outros dos autores mais destacados desses momentos dedicaram artigos e livros a este conceito.Nessa época, no entanto a expressão "marketing de guerrilha" limitava-se geralmente a descrever as operações de marketig dos pequenos negócios, sendo também aplicada às técnicas de marketing pouco convencionais usadas por uma organização pobre em recursos contra uma concorrência com muitos mais meios. Um dos textos sobre este tema mais divulgados então foi o livro de Marketing Warfare(1986), de Al Ries e Jack Trout.
A antiga guerrilha no seu já clássico best-seller Al Ries e Jack Trout asseguravam que a aplicação dos princípios militares às campanhas de marketing ajudariam as empresas a dominar a concorrência.Desde da dedicatória a Karl Clausewitz, "um dos melhores estrategas que o mundo alguma vez conheceu",Ries e Trout avançaram ao somm de marchas militares.
A partir do estudo das estratégias de quatro dos grandes fabricantes de automóveis dos EUA, os autores chegaram à conclusão de que existem quatro formas diferentes de actuar no campo de batalha do marketing.
1) O Marketing Defensivo; 2) O Marketing Ofensivo; 3)O Marketing Flanqueador, 4)O Marketing de Guerrilha.
Vejamos agora os exemplos destas teorias.
Maketing Defensivo, Vejamos o exemploa da General Motors:Esta empresa dominava o sector com uma quota de mercado de 59%.O sucesso de marketing para a GM nesse momento era definido como evitar a perda de quota de mercado para a concorrência.Se a GM conseguisse eliminar um dos seus concorrentes,encontraria mais resistência por parte dos reguladores governamentais por causa da legislação referente aos monopólios.Por isso, e neste caso a abordagem defensiva pode ser uma escolha particularmente acertada.
O Marketing Ofensivo, A Ford era então uma empresa forte que ocupava a segunda posição no ramo automóvel, com uma quota de mercado de 26%.Qual seria então a melhor estratégia de marketing para a Ford? Como tinha os recursos necessários para lançar de marketing , ea GM tinh a quota de mercado mais convidativa para atacar, a Ford deveria lançar uma campanha ofensiva contra a GM,dirigida para os produtos mais fracos da sua linha de produtos.
Marketing Flanqueador. A Chrysler era um terceiro distante, com um aquota de mercado de cerca de 13%. A melhor táctica para ela era efectuar ataques inderectos nos flancos, em vez de procurar confronto directos com as suas duas grandes rivais.Os esforços da Chrysler neste sentido incidiram então nos segmentos das conversíveis e das mini-vans.
Marketing de Guerrilha.A American Motors tinha de dicidir como sobreviver com os recursos limitados que lhe proporcionavam os seus 2% de quota de mercado.Só poderia resultar um tipo de tácticas de guerrilha.A guerrilha deve procurar um alvo oportunista e depois recuar novamente. Os produtosda Jeep representaram um nicho de mercado que era então limitado demais para incomodar os seus rivais, pelo menos naquele momento.


*texto retirado do Livro Marketing de Guerrilha,Idea y creación<