sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Marketing "aromático" ?

O recurso a aromas para criar e preservar ambientes, reforçar
mensagens ou gerar predisposições remonta a tempos imemoriais,
cruzando múltiplas culturas e geografias.

Hoje, para além de reconhecermos o poder sugestivo do olfacto
e a sua capacidade de induzir associações e transmitir informação,
conhecemos também muito mais profundamente os mecanismos
de actuação e os efeitos dos aromas, ao mesmo tempo que dispomos
de tecnologias mais avançadas para a sua utilização.

Neste enquadramento, e assumindo que não existem ambientes sem
aromas, um número crescente de empresas de referência, nos mais
variados sectores, integram-nos no reforço do seu património corporativo
e da experiência que proporcionam a colaboradores e clientes.

A AYSENSI actua no mercado ibérico,Com uma ampla oferta de produtos e serviços de aconselhamento no desenho de ambientes, aromas e soluções de comunicação, apoiando, entusiasticamente,o desenvolvimento desta inovadora dimensão do marketing.

Source; WWW.AYSENSI.com

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O Mundo Sénior em alta ...! **

TENDÊNCIAS DE MERCADO

As potencialidades do mercado sénior foram debatidas em Portugal no
Seminário de Marketing 50+ organizado pela Brandkey, no passado dia 19
de Novembro, em Lisboa.
O 1º Seminário de Marketing Sénior 50+, organizado pela Brandkey, pretendeu
proporcionar aos marketeers e gestores portugueses uma plataforma de reflexão e
de debate sobre um segmento de mercado cujas potencialidades são enormes.
De acordo com Monica Chaves, Directora Geral da Brandkey, “a população sénior
portuguesa já representa mais de um terço da população total. Pelo que, mercado
sénior é um mercado em crescimento que já assume uma dimensão relevante e que
tende a aumentar no futuro.”
Os consumidores seniores têm um elevado potencial e estimulam o crescimento dos
sectores de Viagens e Lazer, Serviços financeiros, serviços de saúde, serviços de
enfermagem e apoio no lar e tecnologia e “reclamam” que os produtos e serviços
actualmente disponíveis não são adequados a eles mas sim adaptados a eles e não se
identificam com maior parte das mensagens de comunicação.
Para Patrick Dixon, um dos mais requisitados keynote speakers da actualidade e
orador internacional convidado para o Seminário, “os 50+ são um mercado a
explorar.” “Em Portugal existem actualmente mais pessoas acima dos 65 anos do que
pessoas com menos de 15. (…) Mas quantas empresas existem especializadas a
venderem para a população acima dos 65?”.
Site www.idademaior.com
Durante o Seminário foi ainda apresentado por Margarida Guerra o site
www.idademaior.com, o primeiro portal em Portugal dirigido exclusivamente a
seniores (50+). Este portal foi criado a pensar em todos os seniores, urbanos,
cosmopolitas, com capacidade financeira e que gostam de manter-se actualizados,
informados e em contacto com os outros.
Uma das principais potencialidades do site é permitir a criação de uma comunidade
online para troca de experiências, interesses e preocupações, onde os utilizadores
são convidados a produzir conteúdos para alimentar esta rede social. O site integra
diversas temáticas de elevado interesse para este segmento, como saúde e bemestar,
sexo, família, dinheiro, tempos livres e boa vida.
Estudo “Os 50+ em Portugal”
Para finalizar foi apresentado, em exclusivo, o estudo “Os 50+ em Portugal”,
desenvolvido pela APEME que tinha como objectivo perceber como são os seniores na
actualidade e aquilo que esperam no futuro, nomeadamente em 2018.
Algumas das principais conclusões do estudo prende-se com a sua participação na
vida activa: 60% dos seniores entrevistados acreditam que no futuro terão uma
participação mais activa na sociedade e 80% acredita que terá uma vida social activa,
fora de casa. 70% acredita no futuro a saída da vida activa irá representar a
oportunidade de iniciar e desenvolver outro tipo de actividades.
Relativamente à procura de novos conhecimentos, 88% dos entrevistados considera-se
cada vez mais cidadão do mundo e parte da sociedade global e 76% pretende investir
no uso das tecnologias de forma a ampliar a sua rede social e familiar. 70% seniores
afirma ainda que no futuro será valorizada, cada vez mais, a possibilidade de iniciar
processos de aprendizagem como Universidades e cursos especializados.

**Resultado do Seminário organizado pela Brandkey, no passado dia 19 de Novembro, em Lisboa.