domingo, 16 de novembro de 2008

Marketing de Rumor **

O Marketing de Rumor, também conhecido como marketing incoberto, tem fama de ser uma das formas mais duvidosas de fazer marketing para as massas.Basicamente trata-se de uma técnica de marketing viral que procura fazer com cada encontro com o consumidor pareça uma troca de informação espontânea e pessoal, em vez de uma calculada acção de marketing coreografada por um profissional.Historicamente estas campanhas de marketing foram geralmente concebidas para serem apresentadas de uma forma bastante teatral.O publicitarário revela a informação sobre o produto ou serviço a apenas algumas pessoas escolhidas no público alvo.Procurando especificamente conversas particulares com pessoasa que exercem influência sobre os seus pares, as empresas criaram uma sofisticada campanha oral , na qual os consumidores se sentem lisonjeados por serem incluíndasnessa élite de pessoas que conhecem "o segredo" e o divulgam com prazer aos seus amigos e conhecidos.No entanto o descobrimento da natureza comercial de uma campanha popular pode fazer com que as redes sociais utilizadas utilizadas passem a informar as pessoas da dta intenção comercial,promovendo um boicote formal ou informal contra a empresa ou o produto em questão.

** texto retirado do livro in Marketing de Guerrilha; "idea y creación" editorial,s.l

Sem comentários: